03 de Mar
Possíveis problemas da pisada pronada
Conhecida popularmente como “pisar para dentro”, a pisada pronada é uma alteração rotacional e postural do membro inferior, onde o indivíduo realiza o contato com o solo com o apoio da borda medial do pé, sendo uma situação muito comum em quem possui o pé chato.
Os pronadores são pessoas cujo tornozelo, joelhos e quadril contam com um alinhamento alterado, fazendo com que os pés virem excessivamente para o lado interno e o peso seja jogado para a parte de dentro dos pés. Pelo menos metade da população mundial apresenta esse tipo de pisada, sendo mais recorrente no público feminino.
Indivíduos portadores dessa alteração e que possuem o hábito de praticar corrida notam um maior desgaste do tênis na parte externa do que na sola, e isso se dá pelo fato de que os pés pronados tocam o chão primeiro com a parte de fora, fazendo a seguir o movimento de pronação para dentro.
Por fim, é importante salientar que a pisada pronada não significa necessariamente um risco iminente de lesão, mas quando a condição se apresenta de forma acentuada, podem surgir problemas como a canelite, dor anterior no joelho e até mesmo fratura.
Para ter acesso a mais conteúdos sobre saúde, continue acompanhando as redes sociais do Instituto Astur.