03 de Mar

Fisiologia do treinamento

O corpo humano está sob constante mudança. O aparelho locomotor, composto por ossos, músculos, tendões, e ligamentos precisam ser treinados e condicionados para diferentes padrões, e diferentes necessidades. Desta forma, é preciso que o corpo se adapte a mudanças, para que, num segundo momento, resultados sejam alcançados.

A rotina de treinamento deve seguir um propósito, com planejamento e auxílio de um profissional capacitado. Isso possibilita a elaboração de rotinas que atendam às necessidades particulares de cada indivíduo, aumentando a efetividade dos ganhos.

Estabeleça adequadamente:

  1. Uma rotina de treinos;
  2. O tempo de treino;
  3. intercalar treinos que possibilite aos diferentes grupos musculares o descanso adequado para sua completa recuperação;
  4. definir um objetivo: manutenção, ganho de massa muscular, resistência.

E se ocorrer uma lesão, entender que a estrutura lesada precisa ser tratada. Às vezes, o próprio corpo é capaz de cicatrizar e curar a lesão com uma simples mudança nos treinos. Às vezes, a única opção é o tratamento cirúrgico. Portanto, não deixe de procurar o seu médico. Você pode estar rodeado de pessoas com boas intenções. Mas tratar é diferente de treinar. Iniciar a conduta correta, o mais precoce possível, vai ajudar o seu retorno à pratica esportiva ser mais rápida também.

Com o seu treino bem definido, não deixe de estimular os seus músculos com intervalos superiores a uma ou duas semanas. Considera-se que após este período, voltamos a estaca zero. E lembrem-se: independente do tipo de treinamento, a fibra muscular precisa de descanso: seja para melhorar o processo inflamatório gerado pelo esforço, seja para cicatrizar a fibra lesada pelo exercício físico. Da mesma forma que o treinamento prolongado pode sobrecarregar o seu corpo, a repetição diária do estímulo ao mesmo grupo muscular também pode gerar novas lesões. Em média, um ou dois dias depois, já podemos repetir o mesmo movimento sem prejuízos ao corpo.

Para ter acesso a mais conteúdos sobre saúde, continue acompanhando as redes sociais do Instituto Astur.